segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Jacques

Nao, nao facas isso, disse lhe Pierre, pensa duas vezes Jacques, por favor.
O Sena parecia um prédio gigantesco, com varias janelas e cada uma delas mostrava a Jacques algo de diferente. O seu filho toxicodepente por nunca ter tido a atencao de seu pai. A sua mulher que o tinha deixado apos um flirt que Jacques tivera com uma mulher. O seu pai, monstro impiedoso que lhe batera todos os dias da sua infância. E sua mãe, judia, origem que Jacques sempre renegara com vergonha. Jacques era o mais banal suicida que se poderia encontrar, motivos comuns ou mesmo plausíveis pode se dizer com certa frieza cínica.
Não, não faças isso Jacques, por favor, disse lhe Pierre.
Pierre era franzino e parecia algo cómico no sua vestimenta de abade. Pertencera a uma família abastada, mas rejeitara a sua herança para se encontrar consigo e com Deus. Conhecera Jacques através das suas habituais actividades de apoio social, e em este sempre lhe intrigara como Deus lhe faltara tanto.
Jacques, ouve-me, vou te contar dois grandes segredos. O primeiro e que somos todos filhos de Deus, ate tu Jacques, por mais que a sociedade te ostracize e te condene, te trate como escumalha ou indiferença, por mais que te sintas o resíduo deste sistema, não o es. O segundo e que tudo e amor e poesia em devir, que todo o lixo da sociedade, da rua e fruto da sua criacao, quando Jesus e os seus apóstolos andavam, depararam-se com um cão, os apóstolos disseram: Cuidado, veja como rosne, como se baba, como e feroz; ao que Jesus respondeu: mas tem um pelo tão bonito. Eu e tu, vamos fazer de nos, rejeitados, e do lixo, despojado, a nossa vida, ganharemos o pão e o sustento reabilitando-o, e ao rebilitarmos o lixo, ao criarmos uma obra, estaremos perto de nos encontrar. Porque so nos encontraremos, quando salvarmos mais pessoas como tu, quando nos entregarmos um ao outro e aos outros.
Jacques sentiu se amado, abraçou Pierre e sentiu a paz redentora do Senhor.

Sem comentários: